2 de dezembro de 2009

O Velho,o rapaz e o burro

Competência específica: Escrita.
Descritores de desempenho: Redigir textos respeitando as convenções gráficas e ortográficas e de pontuação; utilizar materiais de apoio à produção escrita.
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Experiência de aprendizagem I
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Os alunos recebem uma ficha de trabalho com um quadro, no qual têm de escrever palavras com "an" e "am", retiradas da audição da fábula de La Fontaine “O velho, o rapaz e o burro”, projectada na sala de aula. A seguir é apresentado também um powerpoint com a mesma fábula, no sentido de melhor se apropriarem da grafia das palavras identificadas.

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Experiência de aprendizagem II

Os alunos são questionados acerca da existência, ou não, de outra grafia para o som , chegando-se à grafia "an", "am" e "ão". A seguir realiza-se uma “chuva de palavras” para grafias diferentes ("an", "am" e "ão") do som. Os alunos lêem essas palavras em voz alta, pronunciando-as correctamente e comparando-as. Esta leitura será gravada para anásile na turma.


leitura T24.mp3

Experiência de aprendizagem III

São identificadas as regras ortográficas para a escrita de palavras com "am"/"an" e "am"/"ão". Essas regras são sistematizadas no quadro e copiadas pelos alunos para o caderno. Faz-se também um cartaz, com as mesmas, para afixar na sala de aula.


Experiência de aprendizagem IV

Os alunos retiram algumas palavras da “chuva de palavras” realizada e escrevem um pequeno texto, tendo sempre em atenção o cartaz com as regras de escrita, já afixado no placar da sala de aula. Cada aluno troca o seu texto com um elemento do seu grupo que o irá corrigir.