24 de fevereiro de 2010

Os animais

Competência específica: Escrita.
Descritores de desempenho: - Planificar pequenos textos em colaboração com o professor: pesquisar informação; organizar informação.
- Redigir textos de acordo com o plano previamente elaborado em colaboração com o professor: respeitando as convenções gráficas e ortográficas
e de pontuação; evitando repetições...
Experiências de aprendizagem: Desenvolver um ciclo de escrita.

Sessão I

Pesquisa e Integração de novos conhecimentos acerca do tema

Os alunos realizam pesquisas sobre o tema "Os animais" em: livros diversos;
na internet; em enciclopédias e na diciopédia; junto dos seus Pais e familiares.

Na sala de aula são projectadas algumas apresentações sobre os temas: Animais domésticos; Animais Selvagens; Espécies protegidas.

Sessão II

Mobilização dos conhecimentos adquiridos

Realiza-se no quadro da sala uma chuva de ideias acerca no tema, com o contributo de todos os alunos.

Planificação

Os alunos, numa folha branca e mediante as sugestões de todos e orientação constante do professor, estruturam a informação da chuva de ideias, agrupando-a por categorias.























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Sessão III

Textualização
Partindo da organização da informação e dispostos em pequenos grupos, desenvolve-se o texto"Os animais". A actividade é constantemente interrompida para cada grupo expor à turma o trabalho já realizado e haver sugestões de melhoramento por parte dos outros grupos.
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.Sessão IV
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Revisão
Os grupos trocam os textos entre si e fazem sugestões de correcção e melhoramento. No final, a professora faz uma última revisão, explicando à turma as correcções que considerou fazer.

3 de fevereiro de 2010

A Fada Oriana

Competência específica: Leitura.
Descritores de desempenho: Ler com progressiva autonomia palavras, frases e pequenos textos para: localizar a informação pretendida; responder a questões sobre o texto; compreender melhor; propor títulos para textos.
Experiências de aprendizagem: Leitura do texto pela professora, com estratégias específicas de "Antes" e "Durante da leitura"; Em pequenos grupos, resolver exercícios relativos a processos básicos de compreensão; Apresentação do trabalho à turma, com análise/reflexão das respostas do grupo.

Texto
Era uma velha muito velha que vivia numa casa velhíssima. E dentro da casa só havia trapos, móveis partidos e louça rachada. Oriana espreitou pela janela que não tinha vidro. A velha estava a arrumar a casa e enquanto trabalhava falava sozinha, dizendo:
– Que negra vida, que negra vida! Estou tão velha como o tempo e ainda preciso de trabalhar. E não tenho nem filho nem filha que me ajude. Se não fossem as fadas que seria de mim?
«Quando eu era pequena brincava na floresta e os animais, as folhas e as flores brincavam comigo. A minha mãe penteava os meus cabelos e punha uma fita a dançar no meu vestido. Agora, se não fossem as fadas, que seria de mim?
Quando eu era nova ria o dia todo. Nos bailes dançava sempre sem parar. Tinha muito mais do que cem amigos. Agora sou velha, não tenho ninguém. Se não fossem as fadas que seria de mim?
Quando eu era nova tinha namorados que me diziam que eu era linda e me atiravam cravos quando eu passava. Agora os garotos correm atrás de mim, chamam-me ‘velha’, ‘velha’ e atiram-me pedras. Se não fossem as fadas que seria de mim?
Quando eu era nova tinha um palácio, vestidos de seda, aios e lacaios. Agora estou velha e não tenho nada. Se não fossem as fadas que seria de mim?»
Oriana ouvia esta lamentação todas as manhãs e todas as manhãs ficava triste, cheia de pena da velha, tão curvada, tão enrugada e tão sozinha, que passava os dias inteiros a resmungar e a suspirar.
As fadas só se mostram às crianças, aos animais, às árvores e às flores. Por isso a velha nunca via Oriana; mas, embora não a visse, sabia que ela estava ali, pronta a ajudá-la.
Depois de ter varrido a casa, a velha acendeu o lume e pôs a água a ferver. Abriu a lata do café e disse:
– Não tenho café.
Oriana tocou com a sua varinha de condão na lata e a lata encheu-se de café.
A velha fez o café e depois pegou na caneca de leite e disse:
– Não tenho leite.
Oriana tocou com a sua varinha de condão na caneca e a caneca encheu-se de leite.
A velha pegou no açucareiro e disse:
– Não tenho açúcar.
Oriana tocou com a varinha de condão no açucareiro e o açucareiro encheu-se de açúcar.
A velha abriu a gaveta do pão e disse:
– Não tenho pão.
Oriana tocou com a varinha de condão na gaveta e dentro da gaveta apareceu um pão com manteiga.
A velha pegou no pão e disse:
– Se não fossem as fadas que seria de mim!
E Oriana, ouvindo-a, sorriu.
Sophia de Mello Breyner Andresen,
A Fada Oriana, Porto, Ed. Figueirinhas, 2000

Identificar ideias principais







Agrupar palavras




Inferir


Compreender conectores
Responder afectivamente/Apreciar