17 de março de 2010

Acrósticos e Caligramas

Competência específica: Escrita.
Descritores de desempenho: Escrever textos mediante proposta do professor; Construir acróticos e caligramas próprios segundo critérios diversificados.
Experiências de aprendizagem: Cada aluno escreve um poema acróstico com as letras do seu nome, no processador de texto do seu computador pessoal. Posteriormente, cada um dos alunos cria um caligrama.


Alguns Acrósticos dos alunos


Ama eu queria ser
Nado muito bem de baixo de água
Adoro cuidar de bebés.

Mando nas minhas coisas
Ir à escola é muito importante.
Ganho algumas corridas
Umas vezes fico em segundo
E gosto na mesma de atletismo!
Lavo bem as mãos antes das refeições.
Ana Miguel

Ando no segundo ano.
Não bato a ninguém.
Gosto de estudar.
E não me porto mal.
Levo a pasta para a escola.
Ando a trabalhar muito!
Ângela

Bebiana é o meu nome
Eu sou uma boa aluna
Bonita e gosto muito da escola
Ir à escola é muito importante
A professora é boa para mim
Não me porto mal na sala de aula
Ando na escola da Naia.
Bebiana

Eu gosto muito da minha professora e da escola.
Da minha casa trago a mochila com o material para a escola.
Umas vezes não trago, porque me esqueço.
A ida para a escola é sempre uma alegria
Rápido eu me sento na minha carteira
Da minha professora, do meu pai, da minha mãe e dos meus amigos eu gosto.
Ah!! Eu sou a Eduarda, aluna do segundo ano.
Eduarda

Joana gosta de brincar com a irmã.
O seu irmão é engraçado.
A sua professora parece uma princesa.
Na escola aprende-se muitas coisas
A escola é muito importante.
Joana

Leio muito bem.
Umas vezes porto-me mal e outras porto-me bem.
Irmãos, só tenho um.
Sou amigo de toda a gente.
Luís

A minha mãe é bonita
Não me zango com ela
Dá – me bons conselhos
Ri até chorar…
É uma mãe cinco estrelas.
André

Disse o lagarto .
Iguana, posso ir contigo
Olá lagarto!
Gosto de ti …
Olha uma árvore.
Diogo

Numa casa muito estranha...

Competência específica - Leitura e Escrita.
Descritores de desempenho - Ler pequenos textos de acordo com orientações previamente estabelecidas; Redigir textos de acordo com o plano previamente elaborado em colaboração com o professor.
Experiências de aprendizagem - Na biblioteca da escola os alunos assistem à projecção e leitura do poema "Numa casa muito estranha", inserido no livro de António Mota "Se tu visses o que eu vi". De seguida, ao som de uma música, os alunos lêem o poema e fazem alguns batimentos. As leituras dos alunos são gravadas. Após isto, respondem a algumas questões relacionadas com o poema, nos computadores disponibilizados na biblioteca.
Para finalizar, realizam uma pequena ficha de trabalho, na qual têm que sublinhar as palavras que rimam no poema e reescrever esse poema, substituindo as palavras que rimam por outras.