4 de novembro de 2009

Chove chuva

Competência específica - Conhecimento explícito da língua.
Descritor de desempenho - Manipular os sons da língua e observar os efeitos produzidos: discriminar os sons da fala; articular correctamente os sons da língua; produzir palavras por alteração, supressão e inserção de elementos. Comparar dados e descobrir regularidades: estabelecer relações de semelhança entre sons.
Experiência de aprendizagem - Leitura em voz alta do texto “Chove chuva”; identificação do som que mais se repete no texto; procura de palavras, com esse som, em revistas e jornais; identificação de palavras no texto com uma, duas e três sílabas; identificação e escrita de palavras da família de chuva; identificação, no texto, de palavras que rimam; identificação dos vários fonemas que compõem o seu nome próprio e escrita de um poema acróstico, a partir deles.


A nossa pesquisa de palavras em jornais:


Acrósticos escritos pelos alunos:

Cai chuva no Inverno
Há muitas folhas no chão
Umas voam, outras não …
Voam, voam … sem parar…
Até ao meu coração!!!

Ângela

Cai chuva gelada na esplanada …
Havia muita geada de madrugada…
Uma grande ventania na casa da minha tia.
Veio uma tempestade enorme, até Viana.
As árvores batiam na persiana.

Ana Miguel

Cai muita neve no Natal,
Há neve nos pinheiros…
Uma prenda para cada menino,
Vai o Pai Natal entregar
A Ana teve um palhacinho!!

Gonçalo


1 comentário:

Paula disse...

Parabéns pelo vosso desempenho na escrita dos poemas acrósticos, foi algo que nunca tinham feito, mas fiquei bastante satisfeita com os vossos resultados.