24 de fevereiro de 2010

Os animais

Competência específica: Escrita.
Descritores de desempenho: - Planificar pequenos textos em colaboração com o professor: pesquisar informação; organizar informação.
- Redigir textos de acordo com o plano previamente elaborado em colaboração com o professor: respeitando as convenções gráficas e ortográficas
e de pontuação; evitando repetições...
Experiências de aprendizagem: Desenvolver um ciclo de escrita.

Sessão I

Pesquisa e Integração de novos conhecimentos acerca do tema

Os alunos realizam pesquisas sobre o tema "Os animais" em: livros diversos;
na internet; em enciclopédias e na diciopédia; junto dos seus Pais e familiares.

Na sala de aula são projectadas algumas apresentações sobre os temas: Animais domésticos; Animais Selvagens; Espécies protegidas.

Sessão II

Mobilização dos conhecimentos adquiridos

Realiza-se no quadro da sala uma chuva de ideias acerca no tema, com o contributo de todos os alunos.

Planificação

Os alunos, numa folha branca e mediante as sugestões de todos e orientação constante do professor, estruturam a informação da chuva de ideias, agrupando-a por categorias.























.
Sessão III

Textualização
Partindo da organização da informação e dispostos em pequenos grupos, desenvolve-se o texto"Os animais". A actividade é constantemente interrompida para cada grupo expor à turma o trabalho já realizado e haver sugestões de melhoramento por parte dos outros grupos.
.
.Sessão IV
.
Revisão
Os grupos trocam os textos entre si e fazem sugestões de correcção e melhoramento. No final, a professora faz uma última revisão, explicando à turma as correcções que considerou fazer.

1 comentário:

Maria Cecília disse...

Olá amiguinhos!Gostei muito do vosso trabalho,muitos parabéns para todos e para a vossa prof.Vou continuar a visitar-vos e convido-os a espreitar o trabalho dos meus pequenitos do primeiro ano da turma 8 da E.B.de Estrada.Tudo de bom para todos e muito sucesso. Beijinhos da prof.Cecília.