Competência específica: Escrita.
Descritores de desempenho: Redigir textos respeitando as convenções gráficas e ortográficas e de pontuação; utilizar materiais de apoio à produção escrita.
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Experiência de aprendizagem I
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Os alunos recebem uma ficha de trabalho com um quadro, no qual têm de escrever palavras com "an" e "am", retiradas da audição da fábula de La Fontaine “O velho, o rapaz e o burro”, projectada na sala de aula. A seguir é apresentado também um powerpoint com a mesma fábula, no sentido de melhor se apropriarem da grafia das palavras identificadas.
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Experiência de aprendizagem II
Os alunos são questionados acerca da existência, ou não, de outra grafia para o som , chegando-se à grafia "an", "am" e "ão". A seguir realiza-se uma “chuva de palavras” para grafias diferentes ("an", "am" e "ão") do som. Os alunos lêem essas palavras em voz alta, pronunciando-as correctamente e comparando-as. Esta leitura será gravada para anásile na turma.
Experiência de aprendizagem III
São identificadas as regras ortográficas para a escrita de palavras com "am"/"an" e "am"/"ão". Essas regras são sistematizadas no quadro e copiadas pelos alunos para o caderno. Faz-se também um cartaz, com as mesmas, para afixar na sala de aula.
Experiência de aprendizagem IV
Os alunos retiram algumas palavras da “chuva de palavras” realizada e escrevem um pequeno texto, tendo sempre em atenção o cartaz com as regras de escrita, já afixado no placar da sala de aula. Cada aluno troca o seu texto com um elemento do seu grupo que o irá corrigir.
2 comentários:
Gostei muito da aula, agora já sei quando escrever as palavras com am ou ão.
GOSTEI DA AULA DE ÃO E DE AM.Professora Paula.Gonçalo
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